Otimização de Sites: Entenda como a otimização de imagens pode melhorar seu site


CAPA maior.png


Para promover a otimização de sites das empresas e garantir maior velocidade das páginas, uma das práticas mais importantes diz respeito à otimização de imagens. 

Afinal, quanto mais pesadas forem as fotos e imagens colocadas em um site, mais tempo vai demorar para o seu carregamento. Então, buscar formas de redimensioná-las é indispensável para impactar positivamente a performance da página e, até mesmo, para fornecer uma melhor experiência do usuário. 

Vale lembrar que a experiência do usuário ganhou ainda mais relevância dentro do Google, como a atualização do Page Experience, se tornando um dos principais fatores de ranqueamento no mecanismo de busca. 

Com isso,?como otimizar imagens para site passa a ter um papel de maior destaque nas boas práticas de SEO (otimização para?motores de busca). A metodologia busca ajudar as estratégias de marketing digital das empresas para se posicionarem melhor no Google e obterem maior tráfego orgânico, visitantes e visibilidade de marca. 

 

O QUE É A OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS? 

É preciso entender a que se refere essa otimização de imagens. Pois, de nada adianta chegar à conclusão de que você precisa colocar em prática a otimização de sites por meio das imagens, se você não sabe o que isso significa. 

De maneira resumida, otimizar uma imagem significa?reduzir o tamanho do arquivo. Sendo possível baixar o conteúdo visual pelo navegador do usuário e renderizá-lo na tela mais rapidamente. 

 

MAS POR QUE SE PREOCUPAR COM A OTIMIZAÇÃO DE SITES E IMAGENS? 

Você sabia que cerca de 75% do peso de uma página nos sites diz respeito às imagens De acordo com o site Almanac. É nesse contexto que fica claro a necessidade de garantir que elas sejam?exibidas corretamente para os visitantes, sem afetar a velocidade da página. 

Até porque os usuários normalmente?abandonam um site se demorar mais do que 4 segundos para carregar, de acordo com o Website Builder Expert. Isso influencia negativamente em todos os outros aspectos relacionados ao site.  

Além disso, para o Google esse também é um fator importante, já que este é um fator de classificação desde o ano de 2010, o que faz com que o seu site fique bem mais a baixo no ranking de pesquisa.  

 

ALGUNS NÚMEROS QUE COMPROVAM A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS 

Se as explicações acima ainda não te convenceram sobre a importância da otimização de imagens para sites, apresentaremos a seguir algumas estatísticas: 

  • 39% dos visitantes vão parar de se relacionar com um site se as imagens demorarem para carregar, revela a Adobe. 

  • 86% das empresas preveem que as imagens e conteúdos visuais serão essenciais dentro da estratégia de marketing?desse ano, indica o Social Media Today. 

  • Os conteúdos com elementos visuais têm 94% a mais de visualizações  do que somente textos, segundo o Pew Research. 

  • 46% dos usuários não vão visitar novamente um site com?fraca performance, mostra o Marketing Profs. 

 

SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS PARA SITES 

2-seo.jpg

 

Fica claro que a otimização de sites, em conjunto com a otimização de imagens, pode gerar diversas vantagens para as empresas, como por exemplo: 

  • Performance da página: assim como a velocidade, a performance é impactada positivamente pela otimização de imagens, já que os conteúdos visuais carregam rapidamente e são exibidos corretamente para os usuários, seja na conexão inicial, no deslizamento da página ou no clique para outra sessão. 

  • Velocidade do site: o tempo de carregamento cai e a página fica mais rápida para ser acessada e consultada. 

  • Conversão: para que o usuário chegue ao seu objetivo na página, é preciso que ela carregue rápido e tenha imagens com alta qualidade visual. Isso ajuda na conversão, ainda mais em sites de e-commerce em que as fotos dos produtos são primordiais. 

  • Geração de resultados: como consequência de todos os benefícios citados anteriormente, a otimização das imagens permite os melhores resultados em termos de ranqueamento no Google, geração de tráfego orgânico e visibilidade da página, assim como em questão de vendas. 

 

5 PASSOS PARA OTIMIZAÇÃO DE SITES E IMAGENS 

Após tudo o que foi explanado aqui, você com certeza quer saber como otimizar imagens para sites. Confira a seguir! 

1. TESTAR O SITE E ESCOLHER AS IMAGENS 

Em primeiro lugar, é preciso verificar a velocidade do site para medir o desempenho e identificar em que páginas é preciso realizar otimizações. Na sequência, deve-se analisar e escolher o número de imagens adequado para ser carregado, sem exagerar e pesar na página. 

2. DEFINIR O FORMATO CORRETO 

O segundo ponto é determinar o formato de imagem a ser utilizado. Os principais são: 

JPG: é a melhor opção para imagens fotográficas e fotos de produtos. Como elas possuem um tamanho menor de arquivo, é possível ocupar pouca capacidade de armazenamento e ter melhor tempo de carregamento. 

PNG: possui maior qualidade do que o JPG e é usada para designs mais complexos. Também é capaz de fornecer fundos transparentes. Porém, como desvantagem, impacta mais o carregamento. 

SVG: é mais utilizado para arte vetorial e gráficos de cores sólidas, como logotipos e artes de linha. Esse tipo de imagem é responsiva em todos os dispositivos, ou seja, os ícones e gráficos serão exibidos corretamente, em qualquer celular, tablet ou computador. 

 

5. UTILIZAR BOAS PRÁTICAS DE SEO PARA IMAGENS 

Por fim, vale a pena destacar a importância de usar o SEO para imagens, como por exemplo: 

  • Otimização dos nomes?e títulos dos arquivos: é fundamental ter títulos e nomes relevantes e não aleatórios, sem números e caracteres especiais. 

  • Inclusão do texto alternativo: este aspecto deve conter a palavra-chave da página em questão e uma breve descrição da imagem para facilitar o reconhecimento do Google. 

  • Uso de sitemaps: trata-se de um arquivo XML com todos os endereços das páginas do seu site para identificação do Google. Então, você deve também adicionar imagens ao seu sitemap, o que facilita a indexação delas. 

  • Imagens responsivas: garanta que as imagens sejam exibidas corretamente nos diferentes dispositivos, promovendo uma boa experiência para os usuários. 

 

FAÇA A OTIMIZAÇÃO DE SITES E IMAGENS COM ESPECIALISTAS 

1-SEO.jpg

Quer saber como implementar todas essas dicas na sua empresa para realizar a otimização de sites e imagens? Conte com uma agência especializada em marketing digital para o seu projeto digital com a?Alfama Web. 

Com profissionais altamente qualificados nas diferentes áreas de atuação, garantimos que o seu site terá as melhores práticas e estratégias de otimização de SEO, imagens e conteúdo. 

Tudo para melhorar o ranqueamento da sua página, aumentar o tráfego orgânico, o número de visitantes, potencializar a visibilidade da marca e garantir a atração de mais leads. 

Comece agora mesmo o seu projeto de?marketing de atração completo para desenvolver estratégias assertivas e obter melhores resultados. 

Para saber mais detalhes sobre nossos serviços, entre em contato agora mesmo com a gente! 

 

Dayane Silva - Especialista em Marketing digital, conteúdo e estratégia na Alfama Web

| Facebook

| Instagram @alfamaweb