Mercado Imobiliário: As novas tecnologias que influenciam o setor


dia 03 maior.png

 

PARA ATRAIR MAIS CLIENTES O MERCADO IMOBILIÁRIO JÁ UTILIZA NOVAS TECNOLOGIAS 

Aproveitando a recuperação do mercado, muitas incorporadoras vêm investindo diferentes ações de marketing digital em novas tecnologias para conquistar o público alvo desejado. Seja por meio de investimento em dados, Inteligência artificial, chatbot, realidade virtual, realidade aumentada e Analytics, essas são algumas das ferramentas cada vez mais presentes na comunicação de players que atuam no mercado imobiliário.
 

MATÉRIA DO MEIO&MENSAGEM FALA JÁ NA CAPA SOBRE OS AVANÇOS DESSE MERCADO

Foi publicado recentemente no jornal Meio&Mensagem uma matéria que  mostra como empresas do setor imobiliário estão utilizando a tecnologia para atrair novos clientes. O diretor de marketing da Tecnisa, Romeo Busarello, disse que atualmente, 100% do que eles fazem passa por dados.

Ele também citou que houve as estratégias de comunicação mudaram completamente nos últimos e anos e que há cerca de dois anos eles não fazem mais investimento em mídia impressa. O que passou a ser feito foi utilizar muito mais as redes sociais, enriquecimento de dados e mídia programática, diminuindo assim os custos com marketing.

As mudanças que Tecnisa vem realizando nesses últimos anos, é basicamente com o objetivo de alcançar a transformação que vem acontecendo no perfil do consumidor, que está conectado quase que o tempo todo, always on.

PESQUISA MOSTRA QUE 95% DOS CLIENTES DO SETOR IMOBILIÁRIO COMEÇAM O PROCESSO DE BUSCA POR MEIO DOS CANAIS DIGITAIS

A Tegra Incorporadora fez uma pesquisa que identificou que mais de 95% dos clientes começam o processo de busca por um imóvel através de canais digitais. A mudança de comportamento do consumidor interferiu completamente na maneira como eles compram imóveis. A gerente de marketing explicou que a Tegra está investindo em telas touch e tecnologia de óculos de realidade virtual, com isso, os clientes passam a interagir com os empreendimentos, possuem a informação na mão e se sentem mais à vontade para falar com a equipe de vendas.
 

CERCA 50% DAS VENDAS DA MRV ENGENHARIA OCORREM PELA INTERNET

A MRV Engenharia,  público que 50% das vendas da empresa vêm por meio internet e que 80% do que vem da internet, são feitas por dispositivos móveis.

A empresa em breve trará para o País uma tecnologia que foi iniciada nos Estados Unidos, denominada de “My Home Experience”.  Sendo este, um software que possibilita entender o perfil do cliente e, por meio de óculos de VR, irão entregar a decoração adequada ao gosto dos respectivos clientes. Disse o diretor de marketing da MRV Engenharia.

Já a superintendente de incorporações da HM, Bruna Calmon, disse que a empresa tem investido cada vez mais em novas tecnologias e nas mídias digitais, tudo isso para estar próxima deste novo público que é cada vez mais conectado e proporcionando assim o que mais desejam, uma boa experiência de compra.
 

MERCADO IMOBILIÁRIO ESTÁ CONECTADO COM O FUTURO

Esse cenário mais tecnológico é uma tendência cada vez mais presente nas ações de marketing no que diz respeito ao mercado imobiliário. A tendência é utilizar cada vez mais dados e uma das maiores tendências é o voice, que será proporcionado por meio da inteligência artificial.

A perspectiva é de que todo o trabalho inicial de atendimento do cliente do setor imobiliário, seja automatizado e feito por bots. Com isso, será um trabalho de pré-venda que tem como objetivo qualificar o lead para ser atendido por um corretor mais experiente.
 

OS ALGORITMOS AJUDAM A IDENTIFICAR QUANDO OS CLIENTES QUE POSSUEM ALTA PROBABILIDADE DE COMPRA ENTRAM EM CONTATO

Isso já é utilizado na MRV Engenharia, por meio de algoritmos que indicam quando um cliente de alta probabilidade de compra entra em contato. “Dessa forma, podemos encaminhar estes clientes mais propensos a comprar para corretores mais experientes, garantindo assim, que a conversão seja mais eficaz”. Disse o diretor de marketing da empresa.

Por meio da tecnologia, a expectativa é que a eficiência seja muito maior, com investimentos maiores nessas tecnologias que proporcionam ações mais personalizadas, com uma comunicação digital.

A-tecnologia-ganhou-lugar-no-mercado-imobiliário-e-aceleram-o-processo-de-compras-de-imóveis.png

 

AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO IMPACTANDO DIRETAMENTE O MERCADO IMOBILIÁRIO

Listamos abaixo algumas tecnologias que já estão revolucionando o mercado imobiliário:

IMPRESSÃO 3D

Muitos dizem que a impressão 3D é o futuro da construção civil — e esse futuro está mais perto do que se imagina. No início deste ano, a startup norte-americana Apis Cor construiu uma casa habitável com o uso da tecnologia em apenas 24 horas.

Mas há outras questões que impactam outras áreas por meio disso, como por exemplo, a qualidade das matérias-primas, a resistência às intempéries e a eficiência ecológica e o preço dos imóveis. Isso promete revolucionar os parâmetros de avaliação dos empreendimentos.

Por meio disso, poderemos testemunhar grandes mudanças no próprio produto, que exigirá do mercado imobiliário em geral, uma adaptação dos seus processos, discurso e também das habilidades e técnicas da equipe de vendas para dar conta dessa nova realidade.

IBUYERS

Um modelo de avaliação automatizada vem revolucionando o mercado imobiliário nos Estados Unidos. Isso se dá através de plataformas online, mais conhecidas como iBuyers. O interessado em vender seu imóvel pode cadastrar a propriedade, receber uma avaliação (automática) de valor, ter acesso a propostas de diferentes investidores e fechar o negócio.

A de facilitar a venda, permite ao proprietário alguma previsibilidade com relação ao tempo necessário para fechar o negócio. Algumas plataformas como a Zillow Instant Offers e Opendoor garantem o retorno em apenas alguns dias.

Um ponto interessante é que muitas não cobram nenhuma taxa pela avaliação do imóvel, além de uma taxa de comissão tradicional pela venda abaixo do mercado. Qualquer semelhança com plataformas como Uber e Airbnb não é mera coincidência. Por isso, fique atento ao potencial de transformação do mercado contido nisso.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Uma das formas com que a inteligência artificial tem sido testada para melhorar a experiência de quem busca um imóvel é a recomendação de compra. Tudo isso por meio de Big Data, que são conjunto de dados armazenados que ajudam a criar um grande banco de informações sobre os clientes, é possível fazer cruzamento desses dados para refinar a maneira como os resultados exibidos nos sites imobiliários, dessa maneira ofertas que atendem às necessidades dos usuários são privilegiadas e aparecem antes.
 

APPS DE PRODUTIVIDADE

A agilidade e facilidade que são proporcionadas pelas novas tecnologias tornaram o cliente cada vez mais imediatista. Ou seja, ele está menos disposto a esperar mais que alguns minutos por uma resposta ou alguns dias para agendar uma visita ao imóvel, por exemplo.

Por isso, os apps que possibilitam a gestão e o aumento da produtividade estão sendo cada vez mais utilizados. Como por exemplo, o SupraEkey, que gera identidades únicas para os interessados entrarem nos apartamentos sem o acompanhamento do corretor de imóveis.

O software mobile registra entradas e saídas das propriedades, possibilita a criação de perfis dos clientes, permite a gestão da carteira e conta com um follow-up para checar se há danos no imóvel, entre outras funcionalidades.

GEOLOCALIZAÇÃO

A Geolocalização não é uma novidade muito recente, porém conforme essa tecnologia avança mais possibilidades estão aparecendo. Com o endereço de IP dos computadores e o GPS — presente em cada aparelho de celular, é possível traçar as características dessa audiência, seus hábitos de consumo, sua divisão de tempo entre trabalho, tarefas e lazer, sua constituição familiar e, assim, desenvolver estratégias de marketing mais eficientes ou oferecer produtos mais adequados.

Como você pode ver neste artigo, as mudanças proporcionadas pela revolução tecnológica passam a somar à atividade de marketing no mercado imobiliário. As soluções mostram que é necessário estar atento às necessidades dos clientes e saber usar a tecnologia para atendê-los da melhor forma possível.

Se você deseja conhecer mais sobre como aproveitar a tecnologia a favor dos seus negócios, entre em contato com a Alfama Web e esteja cada vez mais preparado para a transformação digital.

 
 
 
rodapé dayane.png

Dayane Silva - Especialista em Marketing digital, conteúdo e estratégia na Alfama Web

| Facebook

| Instagram @alfamaweb