Transformação Digital: Qual a importância da otimização de site nesse processo?


dia 06 maior (3).png

 

Um dos temas mais discutido no momento nas empresas, diz respeito à transformação digital e, por isso, muitos gestores têm valorizado cada vez mais a otimização de sites, da qual se torna parte essencial nesse processo de inovação.

A pesquisa realizada pelo Índice de Transformação Digital, mostra que 23,7% das pessoas que responderam que a inovação é uma prioridade no planejamento estratégico da empresa. 

Já 32,46% dos gestores disseram que sabem sobre a importância da transformação digital e estão se preparando para alcançá-la e 29,27% consideram esse processo no plano da empresa. 

12,32% dos gestores e líderes que não têm a transformação digital como prioridade reconhecem que ela está conectada com o sucesso da empresa.

Vemos que na prática a inovação não está relacionada somente com a adoção de novas tecnologias, mas também com as alterações de todos os fluxos operacionais e em especial, na valorização da experiência do cliente.

Além disso, ao implementar essa inovação às empresas passam a ter vantagens como:

Aumento da eficiência operacional;

Melhor controle de custos;

Diferencial competitivo;

Simplificação dos fluxos operacionais;

Crescimento da satisfação do cliente com a marca;

Constantes melhorias em toda a empresa. 

É nesse cenário de quebra de paradigmas e disfunções que a otimização de sites se torna um recurso fundamental para inovação de qualquer negócio, pois, permite a implementação de iniciativas voltadas cada vez mais para o virtual.

E para te ajudar a entender mais sobre a importância desse processo e as principais práticas de implementação, trouxemos um conteúdo bastante complementar que torna esse tópico completo. Confira a seguir:

Captura de tela 2021-05-05 173643.png

 

INOVAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA OTIMIZAÇÃO DE SITES NESSE PROCESSO

Mas, o que faz da otimização de sites uma poderosa ferramenta na transformação digital nas empresas?  É um dos questionamentos mais comuns e pode ser o seu no momento, porém, é algo bastante simples de responder.

Sabemos que os consumidores estão cada vez mais tecnológicos, isso reflete a forma como eles se relacionam com produtos, empresas e marcas. Torna-se bastante comum que estes consumidores pesquisem nos buscadores informações sobre produtos e serviços antes de comprar.

Outro fator importante é que esses usuários também estão cada vez mais exigentes, eles esperam que as empresas facilitem até mesmo a sua navegação nos seus respectivos sites, principalmente, a boa experiência dos usuários online.

Essa nova realidade mostra que somente adotar novas ferramentas ou transformar os processos internos não é mais suficiente para corresponder às expectativas do novo usuário. 

Com isso, o SEO torna-se essencial. A sigla refere-se ao Search Engine Optimization ou em português, a Otimização para Mecanismos de Busca, e diz respeito a uma série de estratégias que visam melhorar o posicionamento orgânico de uma página, site ou blog. 

Dentre os pontos mais relevantes da aplicação da otimização de sites que apoiam a inovação das empresas, podemos citar:

TER FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Como citamos acima, o usuário atual espera uma experiência mais robusta com a empresa e mais fluída online. Ter um site bonito ou conteúdos de qualidade, é essencial, mas de nada adianta se não houver a adoção do SEO Experience.

Este eleva o papel do SEO, tornando este um elemento essencial na construção de um relacionamento entre uma marca e o seu cliente em potencial. 

Tudo isso é feito por meio do foco na experiência do usuário. De forma simples, tudo no site não deve ser escolhido de forma aleatória, mas sim com foco na simplificação da navegação do visitante e de forma que facilite o consumo de informações deste.

VALORIZAÇÃO DA ACESSIBILIDADE

Mais um aspecto importante na otimização de sites para a transformação digital é a acessibilidade. A pesquisa realizada pelo TI Inside, mostra que somente 1% dos sites brasileiros são acessíveis digitalmente falando.

Enquanto a pesquisa do Governo Federal mostra que cerca de 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. 

Ao comparar e cruzar esses dados vemos que há uma lacuna imensa no que diz respeito ao acesso à informação que pode ser minimizada com ações direcionadas e por meio da elaboração de estratégias que valorizem as necessidades dos usuários.

POSSIBILITA A ADEQUAÇÃO DO SITE ÀS MUDANÇAS QUE OCORREM CONSTANTEMENTE NOS BUSCADORES

Os buscadores estão sempre em um processo constante de atualização e de mudanças. É comum o surgimento contínuo de novos parâmetros para classificação de sites, por exemplo. O que era considerado a 2 anos atrás para fazer essa classificação já não é mais fundamental hoje para a conquista de um bom ranqueamento.

E por este motivo, a otimização do site possibilita o acompanhamento dessas novas tendências, de forma que o seu site se mantenha sempre atualizado.

abra-o-laptop-com-um-login-oculos-material-de-escritorio_1163-2757.jpg

 

BOAS PRÁTICAS PARA OTIMIZAR SITES 
 

1. Comece pelo desenvolvimento

O desenvolvimento de sites novos é um processo que envolve uma série de tarefas, atuação de designers, redatores e, principalmente, desenvolvedores. 

Diante de todas as tarefas incluídas nesse fluxo, muitas vezes, os gestores acabam deixando de lado a otimização nesse primeiro passo. No entanto, isso é um erro.

É fundamental construir um site apropriado, tanto quando nos referimos ao layout quanto à disposição das informações, elaboração dos códigos em HTML, colocação e qualidade das imagens e outros aspectos relacionados. 

Saiba mais sobre o assunto: Desenvolvimento de sites: como realizar sites responsivos e otimizar as páginas para dispositivos móveis
 

2. Analise o desempenho técnico

Além disso, é essencial analisar o desempenho técnico do site, como funcionalidade dos botões, rapidez no carregamento das artes e das páginas, performance dos formulários e outros indicadores estratégicos.

Sites com desempenho técnico ruim prejudicam a experiência do usuário e acabam atingindo o Bounce Rate ou Taxa de Rejeição, métrica que indica a falta de navegação por parte dos seus visitantes.
 

3. Dê atenção aos sitemaps

Os sitemaps ou mapas do site, como é conhecido, é uma estratégia que tem por objetivo simplificar a análise dos mecanismos de busca e, com isso, influenciar a indexação dos sites.

Isso é feito no formato XML e consiste no mapeamento das páginas do site, acelerando a leitura dos buscadores e aumentando as chances de ranqueamento. 

4. Preste atenção do conteúdo

Por fim, de nada adianta possuir um site totalmente otimizado, rápido e com ótimo desempenho, se ele não abriga conteúdos de qualidade. 

Nesse sentido, é fundamental considerar o desenvolvimento de conteúdos no processo de otimização. Selecione palavras-chave estratégicas, elabore textos completos e simplificados, que correspondam às necessidades do seu público. 

Além disso, usar técnicas como negrito, backlinks (internos e externos), ballet points, parágrafos mais curtos e subtítulos facilitam a leitura dos conteúdos. 
 

Conte com a Alfama Web!

A Alfama Web possui a tecnologia necessária para ajudar a sua empresa no processo de transformação digital e otimização que você precisa.

Por meio de sua grande experiência no setor e contando com uma equipe de profissionais especializados, a Alfama Web fornece aos seus clientes a solução de Desenvolvimento de Sites.

A gente cuida na prática de todo o planejamento, processo e construção técnica do site, tudo isso de acordo com as preferências e necessidades da sua empresa. Isso tudo é produzido de forma estratégica e otimizada, para que o seu site saia pronto para indexar de maneira mais rápida e com a qualidade necessária.

Além disso, podemos te auxiliar na implementação de ações de Google Ads, destacando a sua marca e seu site no maior buscador do mundo para os seus clientes em potencial, o que ajudará também na construção de uma percepção positiva da sua marca/empresa.

Preparado para fazer essa transformação digital? 

Clique aqui e conte com o apoio da nossa empresa e equipe!

 
 
 
day blog metade.png

Dayane Silva - Especialista em Marketing Digital, Conteúdo e Estratégia na Alfama Web

| Facebook

| Instagram @alfamaweb