Vendarketing: a importância do alinhamento entre marketing e vendas


dia 29 maior (1).png

 

Pesquisas apontam que mais da metade dos leads encaminhados pelo setor de marketing digital às equipes de venda nunca são contatados ou, quando são, isso ocorre apenas uma vez. O dado foi pela Inside Sales.

Esse expressivo número pode meio do resultado da pesquisa revela que muitas empresas contém um “desentendimento” no que tange a relação entre as áreas de marketing e vendas.  De um lado, o marketing questiona a falta de dedicação e atenção dos vendedores aos leads qualificados pelo Inbound Marketing. Já do outro lado, temos a equipe de vendas que muitas vezes acabam não vendo sentido em perder tempo com leads que, muitas vezes, estão pouco ou nada preparados para fechar negócio.

No fim das contas o que percebemos é que existe uma falta de diálogo e alinhamento que afetam diretamente os resultados. Mas o que fazer diante dessa situação?

shutterstock_601222610-825x505.jpg

 

1º: acordo intersetorial

A liga é o SLA (Service Level Agreement), que vem da mistura entre Marketing e Vendas, refere-se ao acordo entre duas áreas para a garantia de qualidade na entrega de um serviço. O objetivo é alinhar equipes codependentes para conseguir o Vendarketing (que significa a união entre as equipes de marketing e vendas, buscando mutuamente os melhores resultados para o negócio)

Esse acordo evita que as expectativas sejam maiores do que deveriam de um setor para o outro, ou que um deles tenha muito mais tarefas que o outro, por exemplo.
 

2º: a qualificação de leads

A principal função do marketing digital com foco em conteúdo é a geração de leads. Quando essa estratégia é bem elaborada, a tendência é de que o número de leads atraídos cresça.

Mas com o passar do tempo, muitas vezes a equipe de vendas acaba sobrecarregada e deixa de fazer contato com todos os leads gerados. Existe também a qualificação de leads, que começa na geração de leads, por meio de uma ou mais personas ideais em mente, a empresa começa a produzir conteúdo relevante, com foco nas necessidades desses clientes. Com o tempo, é possível determinar quanto o lead está “maduro” para comprar seu produtor ou adquirir seu serviço.

De acordo com isso, é importante que a equipe de vendas classifique e separe os leads em 3 grupos, sendo estes:

Leads bons que têm intenção de compra clara;

Leads bons que ainda não estão no momento certo da compra ou leads medianos com intenção de compra alta;

E leads ruins para vendas (geralmente pessoas apenas interessadas no conteúdo, mas sem intenção de compra).

Com isso, você prioriza o tempo da equipe comercial, focando os esforços desses profissionais em leads com maior probabilidade de compra gerando, consequentemente, melhores resultados para a empresa.
 

3º o alinhamento do processo de vendas

A equipe de marketing, cabe a função de entregar os leads seja os qualificados ou não, as informações importantes sobre esse lead a equipe de site e Google que deve entregar por meio de rastreamento e formulário com informações, essas informações facilitará a abordagem da equipe de vendas. Algumas informações possíveis de serem levantadas são dados de contato, área de atuação, cargo, possíveis oportunidades de abordagem, pontos de contato físico e digital que esse usuário teve contato e a sua jornada.

Por meio disto o vendedor conseguirá consultar o histórico do lead, quais materiais ele baixou, e-mails que recebeu e ser mais preciso na abordagem, caminho que percorreu, posts que viu, etc.… oferecendo no tempo certo a melhor solução para a “dor” do prospect.

Já ao time de vendas, cabe a função de estipular o tempo máximo para abordagem dos leads repassados pelo marketing e uma estratégia eficiente para atendê-los com qualidade. O timing, aliás, é de extrema importância nesse momento.

Uma pesquisa realizada pela Sua House, mostra que a taxa de conversão de contatos em vendas aumenta 62% quando o potencial cliente tem uma resposta em até 5 minutos.

Outro ponto importante é o número de abordagens. Tentar o contato uma ou duas vezes com o prospect e depois simplesmente esquecê-lo pode gerar a perda de diversas oportunidades.

A pesquisa também mostra que o recomendado é fazer até seis tentativas, o que aumenta as chances de fechamento de negócio em até 93%.
 

4º retorno do lead para melhoria contínua do processo

Depois do atendimento, o time de vendas precisa repassar um feedback ao marketing, indicando quantos leads se tornaram clientes e, se não se tornaram, quais as razões para isso ter ocorrido. Assim, é possível mensurar e identificar de forma muito mais clara onde estão os gargalos e as possibilidades de melhora do processo.

Pode-se analisar os leads individualmente, por exemplo, e buscar características daqueles que fecharam: de onde vieram, qual tema estavam procurando, quantas conversões fizeram, quais e-mails clicaram, entre outros. Toda essa riqueza de informações serve como ajuste e para estabelecimento dos próximos desafios.

 

 

day blog metade (2).png
 

Dayane Silva - Especialista em Marketing digital, conteúdo e estratégia na Alfama Web

| Facebook

| Instagram @alfamaweb